Este projeto tem por objetivo a definição da estratégia de internacionalização e abordagem a mercados prioritários das fileiras estratégicas das Terras de Trás-os-Montes – turismo e recursos endógenos -, visando aumentar a sua competitividade e progressão na cadeia de valor, bem como reforçar a visibilidade internacional da região. A sua concretização envolve as seguintes ações:
Estas ações têm como principal objetivo a avaliação da capacidade produtiva da região e identificação dos recursos endógenos e produtos turísticos com potencial para a internacionalização, tendo em conta a oferta e procura dos mesmos. Pretende-se também conhecer e analisar boas práticas de estratégias regionais de internacionalização. Estas ações permitirão definir uma estratégia de internacionalização e abordagem a mercados prioritários, reforçando a capacidade competitiva da região e dos seus agentes económicos.
Este projeto é desenvolvido em copromoção entre a CIM TTM (líder do projeto), a Associação de Municípios da Terra Quente Transmontana (AMTQT) e a Associação de Municípios da Terra Fria do Nordeste Transmontano (AMTFNT).
Links para os portais dos municípios da Terra Quente Transmontana.