Passar para o Conteúdo Principal
Partilha
Hoje
Hoje
Amanhã
Amanhã
Menu

Seminário “Avaliação de Riscos Associados às Alterações Climáticas”

AMTQT
1 1 980 2500
24 Setembro 2021


Realizar-se-á no próximo dia 28 de setembro (terça-feira), pela manhã, o seminário “Avaliação de Riscos Associados às Alterações Climáticas”.
O evento realiza-se no âmbito da operação “Avaliação de Riscos Associados às Alterações Climáticas e Produção da Cartografia Intermunicipal da CIM das Terras de Trás-os-Montes”, promovida pela CIM-TTM e cofinanciada pelo Fundo de Coesão, através do POSEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos.
O estudo, com base numa metodologia integrada e comum a todo o território intermunicipal, permitiu identificar locais particularmente vulneráveis às alterações climáticas, avaliar os principais riscos associados a este fenómeno e delinear estratégias de mitigação e adaptação para lhe fazer face. Foi, deste modo, gerada informação e conhecimento capaz de dotar a região de uma estratégia concertada de antecipação das vulnerabilidades e dos impactes decorrentes das alterações climáticas, suportada por ações concretas de intervenção quer a nível intermunicipal, quer municipal.
O plano de trabalhos contemplou um conjunto de fases, passando pela preparação dos trabalhos (fase 1), a identificação e contextualização dos riscos climáticos (fase 2), a identificação dos hotspots vulneráveis às alterações climáticas nas Terras de Trás-os-Montes (fase 3), a avaliação dos riscos climáticos (fase 4) e a definição do programa de medidas de mitigação / adaptação (fase 5), culminando na disponibilização dos resultados obtidos para acesso público, através da sua integração da plataforma da Proteção Civil (fase 6).
O seminário “Avaliação de Riscos Associados às Alterações Climáticas” marca o culminar deste projeto estruturante para a região, assumindo como principal objetivo dar a conhecer os seus resultados, de modo a que todos tenham acesso à informação e conhecimento produzido e sejam parte integrante do processo de adaptação às alterações climáticas no território das Terras de Trás-os-Montes.
Com uma duração aproximada de 2h30 (entre as 10h00 e as 12h30) e em formato online, o evento contará com a abertura institucional pela CIM-TTM, seguindo-se a apresentação do projeto e dos respetivos resultados. Assumindo a sensibilização e a comunicação pública uma componente relevante neste projeto, haverá lugar a uma intervenção sobre este tema. Seguir-se-á uma exposição temática sobre o fenómeno das alterações climáticas, realizada por um reconhecido especialista português. Antes do encerramento do evento, realizado pela Autoridade de Gestão do POSEUR, está ainda previsto um momento de perguntas e respostas, aberto aos participantes.
A participação no Seminário é livre e gratuita. No entanto, atendendo à existência de um limite de participantes, recomenda-se a inscrição prévia, através do seguinte formulário.
Poderá aceder ao evento aqui.
Venha conhecer os resultados deste projeto! Participe!
Todos temos um papel importante no caminho da adaptação e da mitigação dos riscos nas Terras de Trás-os-Montes.
Amanhã é tarde! O caminho do futuro é hoje!

Anexo_I_Convite_Seminario

Anexo_II_Programa_Seminario

 

Voltar