Passar para o Conteúdo Principal
Partilha
Hoje
Hoje
Amanhã
Amanhã
Menu
Neste momento não existem pontos de interesse para apresentar.

Terra Quente Transmontana na Reserva da Biosfera

Mirandela
19 Junho 2015

O Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial ZASNET (Zamora, Salamanca e Nordeste Transmontano) de que faz parte o Município de Mirandela através da Associação de Municípios da Terra Quente Transmontana, apresentou em 2011 uma candidatura para a classificação de parte destes três territórios como Reserva da Biosfera.

A candidatura foi aprovada pelo Comité de Coordenação Internacional da UNESCO que esteve este mês reunido em Paris e o território compreendido entre Zamora, Bragança e Salamanca passou então a ser classificado como Reserva da Biosfera Transfronteiriça Meseta Ibérica.

As Reservas da Biosfera classificadas pela UNESCO são territórios compostos por três áreas distintas: núcleo de ecossistemas estritamente protegidos, zonas tampão com atividades compatíveis com a conservação da natureza e uma área onde se concentra a maior parte da atividade económica, sendo que no concelho de Mirandela destaca-se a zona do Quadraçal, designado com sítio Romeu da Rede Natura 2000.

Com a associação da marca UNESCO ao território da ZASNET, pretende-se sobretudo potenciar o turismo através da conservação da natureza, dos produtos regionais certificados e da criação de novas oportunidades de emprego.

Voltar