Passar para o Conteúdo Principal
Partilha
Hoje
Hoje
Amanhã
Amanhã
Menu
Neste momento não existem pontos de interesse para apresentar.

ZASNET lança concurso de “Receitas da Biosfera Meseta Ibérica”

Alfândega da Fé
18 Novembro 2016

O Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT) ZASNET, entidade gestora da Reserva da Biosfera Transfronteiriça Meseta Ibérica, acaba de lançar um concurso de “Receitas da Biosfera Meseta Ibérica”. Valorizar a gastronomia e os produtos locais é o propósito desta iniciativa, do qual vai resultar a edição de um livro de receitas.

O concurso destina-se a todos os cidadãos individuais que residam no território da Reserva da Biosfera Transfronteiriça Meseta Ibérica. As incrições devem ser efetuadas até 30 de novembro junto da entidade responsável pelo concurso. O Desafio é que os habitantes se envolvam diretamente no processo de valorização dos recursos gastronómicos e produtos locais e apresentem receitas confeccionadas com produtos locais, aliando, sempre que possível, a tradição e a inovação. Aliás uma das condições para admissão a concurso é a a obrigatoriedade de na receita constar, pelo menos, um produto endógeno.

A concurso estão quatro categorias, 1º prato, 2º prato, sobremesa e tapa e cada concorrente só poderá concorrer a uma delas.

O número máximo de participantes admitidos por categoria é de vinte.

A receita a apresentar deve ser completa, incluindo, obrigatoriamente, os seguintes elementos: ingredientes (os produtos utilizados e quantidades); processo de preparação (explicação detalhada); tempo de preparação; número de doses para as quantidades apresentadas; fotografia da apresentação final do prato.

A avaliação de cada receita será feira por um júri, nomeado para o efeito, composto por um gastrónomo, um Chef de cozinha e dois membros do ZASNET AECT.

No dia 15 de Dezembro, numa cerimónia em Alfândega da Fé, do total de receitas admitidas a concurso, 20 serão pré-selecionadas e sujeitas a uma nova avaliação, da qual vai resultar a eleição de dez que vão integrar o receituário digital da Rede Espanhola de Reservas da Biosfera (RERB), sob o título “La cocina en las Reservas de la Biosfera Españolas”. Destas, vão ser selecionadas apenas duas vencedoras, dois menus completos, que serão publicados num documento eletrónico e também num livro “Recetas/Menús de la Biosfera de la Red Española de Reservas de la Biosfera (RERB) ”, a editar pela Secretaria MaB (Man and Biosphere) da Rede Espanhola de Reservas da Biosfera.

Esta iniciativa vai de encontro aos objetivos do ZASNET e da Reserva da Biosfera Transfronteiriça Meseta Ibérica, que pretende valorizar e divulgar os recursos naturais e o potencial que existe no território. Neste caso é a vertente económica que ganha destaque, numa iniciativa de enorme importância também para a preservação da cultura e da tradição local.

A inscrição no concurso deve ser enviada para a seguinte morada:

Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial ZASNET, Rua Engº José Beça, nº 46, 5300-034 Bragança – Portugal, ou
através do correio eletrónico zasnet@zasnet-aect.eu, com os seguintes elementos:
a. Formulário de inscrição devidamente preenchido (modelo anexo ao presente
regulamento).
b. Receita e fotografia, de acordo com o ponto A da cláusula 4ª do regulamento do concurso

Consulte aqui regulamento do concurso   REGULAMENTO_do_CONCURSO_RECEITAS_da_Biosfera_Meseta_Iberica

Voltar