Passar para o Conteúdo Principal
Partilha
Hoje
Hoje
Amanhã
Amanhã
Menu

Municípios da Terra Quente Transmontana com campanha de esterilização de cães e gatos de companhia até final de novembro de 2019

AMTQT
Cartaz final 3 1 980 2500
12 Agosto 2019

Os Municípios de Alfândega da Fé, Carrazeda de Ansiães, Macedo de Cavaleiros, Mirandela e Vila Flor, o Cantinho do Animal - Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia Intermunicipal da AMTQT e os Centros de Atendimento Médico-Veterinários (CAMV) da Terra Quente Transmontana estabelecem um Protocolo de Colaboração para implementação de um Programa de Apoio à Esterilização de Animais de Companhia na Terra Quente Transmontana.
A assinatura do Protocolo terá lugar no próximo dia 16 de maio, pelas 16 horas, no Centro Cultural do Município de Vila Flor.

O abandono de animais de companhia e a sua proliferação na via pública tem vindo a tornar-se um dos problemas que mais preocupam os municípios. O Cantinho do Animal esgotou a sua capacidade para acolhimento de animais nas instalações, o que obrigou à suspensão temporária das entregas de animais, com os consequentes efeitos na Saúde Pública e no Meio Ambiente.
A população e reprodução, descontroladas, de canídeos e felídeos só são passíveis de controlo com promoção de esterilização maciça de animais errantes e detidos, tal como preconizado pela mais recente legislação.
Com o objetivo de ajudar a minorar os efeitos deste problema, os municípios avançam com a concretização de um programa de esterilizações, cumprindo desta forma a obrigação legal de implementação desta importante medida que visa o controlo da população de cães e gatos abandonados e proíbe o seu abate.
Assim, através da assinatura de protocolo com todas as clínicas da região pretende-se poder complementar-se a esterilização aos cães e gatos de companhia dos residentes no território da Terra Quente Transmontana com as que já são efetuadas pelo próprio CRO Intermunicipal aos animais errantes.
Sendo que os custos associados à esterilização cirúrgica comprometem, por vezes, a sua realização por carências económicas do agregado familiar, os municípios pretendem incentivar e promover o controlo da reprodução de animais de companhia através do estabelecimento de uma colaboração com os Centros de Atendimento Médico Veterinário da Terra Quente Transmontana, atribuindo uma comparticipação aos atos de esterilização de animais ali efetuados.

Adicionalmente, irão ser promovidos programas CED (captura, esterilização e devolução) para gatos de rua, estando também em curso a colaboração com organizações não governamentais de proteção animal que estabelecem um "diálogo franco e de colaboração" com o CRO com vista à resolução de um problema preocupante.
Com esta forma de atuação, os municípios vão ao encontro das preocupações da sociedade que atribui uma importância crescente aos animais de companhia.
A Campanha de Esterilização de Cães e Gatos estimula esta intervenção nos animais de companhia, com base nos seguintes benefícios:
1. Evita a reprodução e sobrepopulação;
2. Diminui a probabilidade de desenvolvimento de infeções urinárias e uterinas, cancro uterino, mamário, testicular e prostático;
3. Evita comportamentos sexuais indesejados, fugas, marcação territorial e stress sexual;
4. Contribui para reduzir a agressividade;
5. Os animais vivem mais tempo e são mais saudáveis.

Qualquer informação adicional poderá ser obtida junto da AMTQT, através do contacto telefónico 278201430, via e-mail geral.amtqt@amtqt.pt, ou através do site em www.amtqt.pt

image title
image title
image title
Voltar